sexta-feira, 24 de maio de 2013

Aleitamento Materno          

O aleitamento materno é de grande importância para o desenvolvimento global do recém nascido, além de trazer inúmeras vantagens para a mulher que amamenta.

O leite materno é composto por quantidades adequadas de água e nutrientes como gorduras, vitaminas, proteínas e sais minerais.

Ele, além de alimentar, protege a criança, previne diarreias, gripes, otites, pneumonias e alergias, melhora a imunidade, estimula o crescimento e o desenvolvimento neurológico e diminui a incidência de morte súbita no berço.

Além disso, a sucção do seio é um excelente exercício para a musculatura oral, pois promove seu fortalecimento, traz condições mais adequadas para o crescimento facial, previne alterações das arcadas dentárias, previne alterações funcionais e favorece o desenvolvimento da fala. 

A amamentação ainda, fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho, ajudando no desenvolvimento psicológico do recém nascido.

A amamentação também protege a saúde da mãe, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal reduzindo o risco de hemorragia, reduz o risco de câncer de mama, útero e ovário, ajuda a retardar uma nova gravidez e a perder peso mais rápido.

Amamentar não tem segredos, pois durante a gestação o corpo da mulher se prepara para o aleitamento e o bebê já nasce com o reflexo da sucção, então logo, logo mãe e bebê já estarão se entendendo. Basta um pouquinho de técnica, paciência e tranqüilidade.

Na hora de amamentar: vá para um ambiente sossegado, encontre uma posição confortável e use almofadas para lhe dar apoio.

Comece pelo seio que encerrou a mamada anterior para que eles possam ser esvaziados por igual e possam manter uma produção regular. O bebê deve estar virado para você, barriga com barriga e com a cabeça mais elevada que o resto do corpo. O bebê deve abocanhar o mamilo e a auréola para que o reflexo da sucção aconteça e não entre ar, o que pode provocar cólicas. E não esqueça: o leite do final da mamada é o que tem mais calorias, é o que sacia a fome e faz o bebê ganhar peso.

Dica: para evitar dor, rachaduras e fissuras nos seios, passe no mamilo o próprio leite que tem componentes cicatrizantes. Não passe substâncias como álcool, água boricada ou hidratante. E, caso seu leite seja abundante, você pode doá-lo para um Banco de Leite Humano, fale com seu pediatra.


Marli Kondo
Fonoaudióloga e Psicopedagoga
especialista em Motricidade Oral e no conceito neuroevolutivo Bobath
coordenadora do Espaço Nascer – Centro de Cuidados e Orientação à Família
CRFa: 2460/708MO
marli.kondo@espaconascer.com.br
tel: (11) 5097-9526